Tamanho do Texto: A A A A

Cirurgia de Catarata

O resultado da cirurgia é altamente previsível e a recuperação é rápida; cerca de 98% dos pacientes apresentam melhora da visão após a cirurgia. Para tornar isso possível, os oftalmologistas do HCO se especializaram na mais moderna, segura e eficiente técnica denominada Facoemulsificação, com pequena incisão, sem pontos e anestesia tópica. A cirurgia leva cerca de 15 minutos e a permanência no centro cirúrgico é de aproximadamente duas horas, incluindo o preparo pré-operatório, a cirurgia e recuperação pós-cirúrgica.



Para a cirurgia é utilizada anestesia tópica, ou seja, somente gotas de colírio.
Uma pequena incisão de 2,2 mm é realizada na base da córnea, com uma caneta com ultrassom em sua ponteira, a catarata é fracionada em partículas microscópicas que são então aspiradas.
Para compensar a remoção do cristalino, que é uma lente natural com grau, é implantada uma lente intraocular. Na maioria dos casos não é necessário dar pontos na incisão, pois, pela maneira pela qual é confeccionada, esta se torna uma "incisão autosselante".

Pós-operatório

Geralmente, após breve recuperação cirúrgica, o paciente recebe alta no mesmo dia. O retorno gradativo da visão inicia logo após a cirurgia ou dentro de 24 horas. Em poucos dias o paciente retorna às atividades normais de sua rotina, de acordo com as instruções do cirurgião.


A perda ou redução da visão por catarata pode ser evitada graças à cirurgia por Facoemulsificação. Cabe a você decidir quando voltar a ver o mundo claro e nítido.