• Experiência no Olhar | HCO Hospital de Cirurgia Ocular
Tamanho do Texto: A A A A

Retina

A retina é uma parte do olho responsável pela formação das imagens, ou seja, pelo sentido da visão. Ela retém as imagens e as traduz para o cérebro através de impulsos elétricos enviados pelo nervo óptico.

As doenças da retina são responsáveis por grande parte dos casos de diminuição ou perda da visão. Destacam-se entre elas a degeneração macular relacionada à idade e as causadas por doenças vasculares, como a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes.



Retina | HCO - Centro Completo de Oftalmologia


Na maioria dos casos, a perda visual é lenta e não existe dor. Por isso, todos os portadores dessas doenças devem fazer acompanhamento regular. Já em casos de doenças retinianas, como o descolamento da retina, que evolui de forma mais rápida, com baixa visual importante, o tratamento deve ser realizado com urgência.

Os diagnósticos e tratamentos das doenças retinianas evoluíram muito nos últimos anos. Hoje as alterações da retina são tratadas com laser, injeções intra-vítreas e cirurgias vítreo-retinianas, propiciando a manutenção da visão ou a sua recuperação.

OCT | HCO - Centro Completo de Oftalmologia

No HCO, dispomos de: OCT - Spectral Domain OCT (SD-OCT) SPECTRALIS® - da marca Heidelberg, onde o diagnóstico por imagem em múltiplos módulos integrados é mais preciso. A tomografia de coerência óptica (OCT - Optical Coherence Tomography) obtêm imagens em alta resolução da retina, do nervo óptico e da camada de fibras nervosas, que podem ser avaliadas qualitativa e quantitativamente. Este aparelho conta com os módulos de imagem por infravermelho, imagem com Red- free, Autofluorescência - BluePeak blue laser FAF, Angiofluoresceinografia e Indocianina verde, além de Tomografia de coerência óptica do segmento anterior do olho.

Laser de Diodo | HCO - Centro Completo de Oftalmologia

Laser, IQ 577 nm - MicroPulse, IRIDEX Retina Surger. Este laser de diodo amarelo atravessa com maior facilidade meios ópticos com opacidades, como por exemplo a catarata. Está um passo a frente dos demais por possuir a tecnologia micropulso, que permite tratar a retina com potências bem baixas, evitando o grande problema que é a cicatriz atrófica que fica após o tratamento. Por este motivo, pode ser usado para tratar lesões da mácula e é indolor. Está indicado também no tratamento do glaucoma, através da trabeculoplastia, ou seja, laser realizado na câmara anterior do ollho, visando facilitar o escoamento do humor aquoso, líquido do olho, e assim, melhora o controle da pressão intra–ocular, muitas vezes, reduzindo o uso de colírios usados para esta finalidade.

Ultrasson B-Scan Plus | Accutome

Ultrasson | HCO - Centro Completo de Oftalmologia

A ultrassonografia ocular está indicada na avaliação das estruturas do fundo de olho, quando há opacidades acometendo os meios normalmente transparentes. Este aparelho reúne recursos que permitem realizar ultrassonografias de alta resolução e precisão e digitaliza os dados em foto ou vídeo.

Cirurgia Retiniana

O HCO conta com novos equipamentos (vitreófago e endolaser) para realização de cirurgias vítreo-retinianas.

Outras Doenças

Descolamento do Vítreo
Moscas Volantes
Descolamento de Retina
Retinopatia Diabética
Degeneração Macular ou DMRI
Hemorragia Vítrea
Retinose Pigmentar
Uveítes
Retinoblastoma
Melanoma da Coróide